Confronto entre Duelo River-PI x Fluminense-RJ abre a Copa do Brasil 2019

Por Redacao 05/02/2019 - 08:25 hs

Nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), River-PI e Fluminense-RJ abrem a competição mais democrática do país no Estádio Albertão, em Teresina (PI). E não tem outro jeito. Ambos entrarão em campo com seus esforços direcionados para uma vitória. Afinal, o resultado no confronto único pode determinar o avanço ou não à segunda fase.

Atual quarto colocado no Campeonato Piauiense, o River chega para o confronto visando conquistar sua primeira vitória em 2019. Até o momento, foram três empates (dois em jogos oficiais) e uma derrota em amistoso para o Moto Club-MA, por 3 a 1. O último compromisso dos comandados de Oliveira Canindé foi o empate por 1 a 1 no clássico com o Flamengo-PI, em duelo válido pelo torneio estadual.

O confronto desta terça-feira ainda marca o retorno do River-PI à Copa do Brasil após dois anos. A última participação do Tricolor Mafrense na competição foi no ano de 2017, quando o clube piauiense caiu na primeira fase para o Sete de Dourados-MS. A equipe conquistou a vaga para a disputa de 2019 por ter ficado com o vice-campeonato do Piauiense 2018.

Por estar mais bem colocado no ranking da CBF que o River-PI, o Fluminense é visitante e terá a vantagem do empate na partida. Mesmo vindo de derrota para o rival Vasco por 1 a 0 no Campeonato Carioca, o Tricolor de Laranjeiras vive situação tranquila no estadual. O clube já está classificado à semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca; o adversário será o rival Flamengo.

Sob o comando do treinador Fernando Diniz, a equipe carioca já disputou cinco duelos na temporada 2019. E o retrospecto é positivo: até agora, o Fluminense acumula três vitórias, um empate e uma derrota.

O Fluminense já conquistou um título de Copa do Brasil, em 2007. Na ocasião, o Tricolor sagrou-se campeão ao vencer o Figueirense por 1 a 0, com gol de Roger Machado na grande decisão. Em 2018, a equipe carioca se despediu do torneio após eliminação para o Avaí-SC na terceira fase.

O trio de arbitragem do confronto River-PI x Fluminense-RJ será completamente mineiro. Emerson de Almeida Ferreira será o árbitro principal, assistido pelos auxiliares Celso Luiz da Silva e Felipe Alan da Costa de Oliveira.

Duelo de vida ou morte já na primeira fase

80 dos 91 clubes participantes da Copa do Brasil 2019 irão se enfrentar já na primeira fase do torneio, que tem equipes representantes de todos os 26 estados do país e do Distrito Federal. Os confrontos serão em jogo único e valem vaga direta na segunda fase da competição mais democrática do futebol brasileiro.

A Copa do Brasil se estende até o segundo semestre do ano: as partidas de ida e volta da final estão inicialmente marcada para os dias 4 e 11 de setembro de 2019. Os 91 clubes participantes foram definidos a partir de três critérios. Primeiro, 11 times com origem nas competições nacionais. Depois, 70 que vieram a partir das competições estaduais, organizadas por suas respectivas federações. Por fim, outras 10, obedecendo a ordem do Ranking Nacional de Clubes.

Vale relembrar que o clube campeão da Copa do Brasil 2019 terá vaga assegurada na Copa Libertadores de 2020, a partir da fase de grupos. Em 2018, o Cruzeiro conquistou seu sexto título da disputa nacional e isolou-se como o clube com maior número de troféus; o Grêmio é o segundo maior vencedor, com cinco títulos.

Mais jogos nesta semana

Apenas River-PI e Fluminense-RJ entrarão em campo nesta terça-feira (5), mas a Copa do Brasil reserva ainda mais emoções no restante da semana. Na quarta-feira (6), outros 12 duelos marcam a primeira fase da disputa; já na quinta-feira (7), serão mais dois jogos. Confira a lista completa de jogos desta semana de Copa do Brasil abaixo:

Quarta-feira (06/02):

Votuporanguense-SP x Ypiranga-RS - 16h (Brasília)
Altos-PI x Santos-SP 19h15 (Brasília)
Sobradinho-DF x América-RN - 20h30 (Brasília)
Foz do Iguaçu-PR x Boa-MG - 20h30 (Brasília)
Santa Cruz-RN x Tupi-MG - 21h (Brasília)
Juazeirense-BA x Vasco da Gama-RJ - 21h30 (Brasília)
Palmas-TO x Juventude-RS - 21h30 (Brasília)
Mixto-MT x CSA-AL - 21h30 (Brasília)
Corumbaense-MS x Luverdense-MT - 21h30 (Brasília)
Atlético Cearense-CE x Joinville-SC - 21h30 (Brasília)
Itabaiana-SE x Paraná-PR - 21h30 (Brasília)
Central-PE x Ceará-CE - 22h15 (Brasília)

Quinta-feira (07/02):

Americano-RJ x Londrina-PR - 18h30 (Brasília)
Ferroviário-CE x Corinthians-SP - 21h (Brasília)

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)